A HEGEMONIA DO ASA
por Antonio Correia em 11/5/2009
O Campeonato Alagoano vai chegando ao seu final sem as presenças de CSA e CRB, detentores das maiores torcidas do Estado, o que representa inegável esvaziamento e desinteresse. Especialmente em Maceió, pois azulinos e alvirrubros foram incompetentes. O que não chega a ser novidade, não é mesmo? Quanto ao Corinthians, mesmo apresentando o melhor aproveitamento, não tem camisa nem torcida e provou que, como clube-empresa, a sua vocação é revelar e negociar jogadores. O título estadual deste ano voltará ao interior na decisão envolvendo o favorito ASA e o surpreendente Coruripe.
Os outrora poderosos CSA e CRB comportam-se como “pequenos” pela incompetência dos seus dirigentes ao longo do tempo. Basta observar que, do ano 2000 para cá, cada um ganhou apenas um campeonato e já se vão dez temporadas oficiais. Nesta década a hegemonia é absoluta do ASA, que pode chegar ao seu quinto título, contra dois do Coruripe, um do Corinthians, um do CRB e um do CSA. O papa-títulos, o melhor de todos é, indiscutivelmente, o Alvinegro de Arapiraca.
Voltemos ao atual campeonato. A decisão do 2º turno terá ASA e Coruripe em dois jogos, o primeiro quarta-feira, em Coruripe, o segundo domingo, em Arapiraca. Por ter ganho o 1º turno o ASA poderá sagrar-se campeão com apenas dois empates ou, na pior das hipóteses, com resultados inversamente iguais. Em outras palavras, o Alvinegro nem precisa vencer para chegar ao quinto título da década.
A superioridade do ASA só não lhe garante o título antecipadamente porque futebol não se decide pelas estatísticas. Tem que ser dento de campo, onde nem sempre a lógica prevalece.
No confronto direto não precisa nem considerar o 1º turno, que foi conquistado com absoluta superioridade pelo ASA (24 pontos) e com o Coruripe(10 pontos) nem chegando às semifinais.
Agora ambos chegam para decidir o 2º turno. Foram 12 jogos para cada um, o ASA somando 25 pontos e o Coruripe 18. O ASA com oito vitórias, um empate e três derrotas, o Coruripe com seis vitórias e seis derrotas. O ASA fez 24 gols e sofreu 17, enquanto que o Coruripe fez 17 e sofreu 14 gols.
Pelos números, o ASA é o favorito absoluto ao título. Mas, como futebol se decide é dentro de campo, o Coruripe pode surpreender outra vez. Como aconteceu no confronto com o Corinthians, time de melhor aproveitamento da competição. O Coruripe ganhou as duas do Tricolor da Via Expressa e agora vai decidir com o ASA.
O ASA é que tem a obrigação de ganhar, diante desse surpreendente Coruripe, que, praticamente, ressurgiu das cinzas sob o comando do competente treinador Celso Teixeira.



--------------------------------------------------------------------------------

primeira página | voltar | cometários | imprima esta notícia

Deixe seu comentário.

Aguardando o seu comentário...

17/11/2017

GALERIA

LINKS

OFERECIMENTO






ACDA - Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas
2017 © Todos os direitos reservados