A HISTÓRIA SE REPETE
por Antonio Correia em 5/5/2009

A decisão do 2º turno do Campeonato Alagoano não terá as presenças de CSA e CRB, a exemplo do que ocorreu no 1º turno. Agora, além dos favoritos ASA e Corinthians, as novidades serão Igaci e Coruripe. Outra vez a dobradinha CSA-CRB fica fora da disputa, decepcionando as duas maiores torcidas do Estado.

Na noite de quarta-feira teremos CORURIPE x CORINTHIANS, em Coruripe, ficando para a quinta-feira, também no período noturno, ASA x IGACI, em Arapiraca. Jogos de volta no domingo, CORINTHIANS x CORURIPE em Maceió e IGACI x ASA em Igaci. Os vencedores dessa disputa decidirão o título do 2º turno. Se o ASA for um desses finalistas valerá o campeonato, porque o Alvinegro foi o vencedor do 1º turno.

Não sei por que cargas d’água o Coruripe vem caindo pelas tabelas. Vem com o peso de cinco derrotas seguidas, fez tudo para dar a vaga ao CSA, que foi pior ainda. Agora vai enfrentar o Corinthians em dois jogos, como franco atirador. O Alvinegro da Via Expressa é o favorito natural.

No outro confronto, a situação é diferente. O ASA, que ganhou o 1º turno e que chegou à semifinal do returno com dificuldade, vai encarar o surpreendente IGACI, time de melhor aproveitamento na fase de classificação. Apesar do maior investimento do Alvinegro de Arapiraca, trata-se de uma disputa muito equilibrada, pelo momento vivenciado.

CAPELENSE, que subiu no ano passado, está rebaixado. Assim como o CSA, detentor da maior torcida de Alagoas. O Azulão foi rebaixado em 2003 e em 2004 permaneceu, só retornando à divisão principal em 2005. Agora retorna à Segundona estadual.

O Campeonato Alagoano de 2009 vai se arrastando ao seu final, carregado de irregularidades e confusões, como se não bastasse o baixo nível técnico apresentado pelas equipes. O fracasso de CSA e CRB, fora das fases decisivas, é um espelho dessa realidade.

É por isso que muitos torcedores alagoanos estão mudando o comportamento, perdendo o gosto e o entusiasmo pelo nosso futebol. Daí uma das justificativas para as crescentes legiões de torcedores dos grandes clubes brasileiros. Não precisa nem falar no fenômeno chamado Flamengo, que possui grande contingente de adeptos rubro-negros em todo o Brasil e em Alagoas não seria diferente.

A final do Campeonato Carioca foi um exemplo, com vários bares lotados exibindo telões, com a galera flamenguista tendo maioria esmagadora e fazendo uma grande festa. Como rubro-negro de coração eu estava num desses redutos e juro que fiquei impressionado com o volume de torcedores, especialmente jovens. E com um detalhe: justamente no mesmo horário de clássico local CRB x CSA, que decidia tudo para ambos.

O futebol alagoano precisa, mesmo, ser passado a limpo. Hoje já não temos o CRB na Série B do Brasileiro nem nas decisões do Estadual e o CSA, pior ainda: vergonhosamente rebaixado num campeonato fraco e enrolada como o nosso.




primeira página | voltar | cometários | imprima esta notícia

Deixe seu comentário.

Aguardando o seu comentário...

21/11/2017

GALERIA

LINKS

OFERECIMENTO






ACDA - Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas
2017 © Todos os direitos reservados