PARABENS PELA VOLTA A 1ª DIVISÃO DO FUTEBOL DE ALAGOAS
por Sebastião Canuto em 10/11/2008
O título do artigo justifica a minha satisfação em razão do resultado da classificação final do Campeonato de Futebol Profissional da Segunda Divisão administrado pela Federação Alagoana de Futebol. Com muito respeito a todos os representantes dos municípios que participaram da competição, faço um elogio especial ao Capelense e ao CSE. Estas duas equipes sempre fizeram parte permanente da elite do futebol da nossa terra, a Primeira Divisão.
Pelas suas tradições futebolísticas, Palmeira dos Índios além de ser uma das fortes praças esportivas formada por vibrantes e participativos torcedores, sempre representou muito bem o futebol agrestino. Tive a honra de dirigir excelentes clássicos no estádio Juca Sampaio que, segundo recentes informações, encontra-se pronto para propiciar excelentes jogos do campeonato que se avizinha.
O tricolor CSE, pujantemente volta ao seu lugar de origem de onde nunca deveria ter saído e com ele vem também, a alegria dos palmeirenses que ansiosamente aguardaram e lutaram pelo ressurgimento do futebol xucurus no contexto do futebol de Alagoas.
No outro lado, destacamos o Capelense e toda sua equipe técnica pelo esmero, determinação e merecida conquista de uma vaga que o fez retornar à primeira divisão. Suas tradições já são conhecidas pelos alagoanos, considerando a sua participação nos eventos futebolísticos profissionais da nossa terra e os títulos que honrosamente conquistou durante vários anos.
A cidade de Capela se ressentia pela ausência do seu representante na primeira divisão. Chegou a hora. O estádio Manoel Moreira sempre foi palco de jogos importantes, envolvendo destacáveis equipes do nosso futebol. Não é muito grande, mas suficiente para agasalhar um bom número de pessoas, incluindo, óbvio, os seus eletrizantes e fanáticos torcedores.
Zé Cláudio, um ícone do futebol de Alagoas, passou por vários clubes do nosso futebol como zagueiro pegador, hoje e há muito tempo tudo faz pelo futebol de Capela.
Este ano, durante os jogos realizados desde o início do Campeonato da Segunda Divisão, o CSE e o Capelense se mostraram prontos a voltarem ao futebol de ponta do nosso estado. A organização aliada a um planejamento equilibrado, com certeza irá justificar as suas permanências na primeira divisão.
Em comentários anteriores enfatizei muito a questão do investimento que os clubes deverão dirigir às categorias de base. Ainda acho ser esse o caminho mais acertado para se melhorar o índice técnico do futebol de Alagoas e sobretudo, fortalecer o desempenho tático-técnico de cada clube. Para isso não precisamos nos deslocar para muito longe, basta apenas observarmos o desempenho do CRB nos seus últimos jogos, mesclando a equipe com atletas das categorias de base e se for feito um apurado levantamento da situação, ver-se-á que houve um acentuado crescimento no rendimento geral da equipe. Quis fazer essa lembrança, alertando aos homenageados por mim nesta coluna, para que o exemplo dado seja o componente motivacional que alicerce as suas ações empreendedoras nesse particular, e deste modo ingressem com bastante força e competência no Campeonato Alagoano de Futebol Profissional de 2009.
O caminho agora é a busca incessante de apoio. A comunidade local de cada clube poderá ser inserida como ferramenta-capital no desenvolvimento do trabalho como um todo, bastando apenas a ela, serem dirigidos projetos que traduzam credibilidade, transparência, objetividade, seriedade e dividendos para o clube. As formas de como se chegar aos objetivos e metas pretendidos, podem ser vistas em “modelos” já postos em prática em outras praças esportivas, ou criando-se uma maneira própria que, depois de devidamente estudada e discutida, possa na verdade alavancar os interesses da agremiação, utilizando a sinergia de seus torcedores na direção de cada objetivo específico a ser conquistado e mantido.



primeira página | voltar | cometários | imprima esta notícia

Deixe seu comentário.

Aguardando o seu comentário...

20/11/2017

GALERIA

LINKS

OFERECIMENTO






ACDA - Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas
2017 © Todos os direitos reservados