Relatório de Gestão da ACDA - ano 2016
por Ascom/ACDA em 3/2/2017
O ano de 2016 foi um divisor de águas para a Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas (ACDA) – entidade representante da Imprensa Esportiva no Estado há 73 anos. Primeiro, conseguimos lograr êxito diante da oposição e obtivemos uma votação considerável em relação ao nosso concorrente. Após a reeleição, partimos para dar continuidade ao trabalho de reestruturação da ACDA, que vinha em curso ao longo do nosso primeiro exercício (2013/2015).

Seguimos, agora, desenvolvendo nosso trabalho, ou seja, o trabalho do grupo que compõe a ACDA (Diretoria, Conselho Fiscal, Assessoria Especial, Comissão de Ética e Disciplina e Comissão Consultiva). E temos procurado agir sempre com seriedade e organização. O nosso proceder procura seguir os trâmites da modernidade alinhado com um planejamento básico e que está dentro das nossas modestas possibilidades financeiras.  

Temos vislumbrado a realização de um Planejamento Estratégico que, consequentemente, irá gerar um Plano de Ação para contemplar os anseios dos nossos associados. Entretanto, para atingir este objetivo é necessário um aporte financeiro que, no presente momento, ainda não dispomos. Mas, estamos trabalhando para atingir esta meta.

Após conseguirmos realizar nosso planejamento poderemos mensurar, com precisão, que tipo de capacitação é a mais adequada para os nossos companheiros, que estão em atividade nos vários cenários do jornalismo esportivo do Estado. Além disso, sempre temos lutado por melhores condições de trabalho para os que atuam nas praças esportivas em Alagoas. 

A atual gestão da ACDA sempre esteve atenta em relação à participação dos radialistas e jornalistas que viajam para coberturas esportivas em outros Estados; e, para isso, tem interagido, quando necessário, com as lideranças das associações congêneres para que facilitem o trabalho dos nossos profissionais e os ajudem a ter boas condições para desenvolver suas atividades nas praças esportivas fora de Alagoas. 

Vale salientar que, em 2016, conseguimos concluir o pagamento das 24 parcelas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referente ao terreno da ACDA, localizado no bairro Jardim Petrópolis, e que tinha deixado de ser pago por gestões anteriores. 

Outro ponto que merece destaque é que recebemos da Secretaria de Esporte e Lazer da Juventude (Selaj) os documentos de cessão, que autorizam a ACDA a continuar ocupando o espaço da sede administrativa, localizado no Estádio Rei Pelé. 

Além disso, continuamos como gestores da Tribuna de Imprensa do Trapichão e a da sala jornalista Luiz Leal, que funciona no andar subterrâneo do estádio, local onde é servido o lanche para os cronistas que trabalham em dias de jogos e espaço onde também é utilizado para o descanso dos nossos associados, antes e nos intervalos das partidas. 

Cumprimos, regularmente, com o nosso calendário de reuniões e com a prestação de contas mensal. Trimestralmente, enviamos informações e os balancetes contábeis para os membros do Conselho Fiscal da ACDA. 

2016 também serviu para que concluíssemos a nossa reforma estatutária, que desde o ano de 1997 não era atualizada. E pretendemos, agora, no próximo dia 15 de fevereiro do corrente ano, submeter o Novo Estatuto da ACDA à aprovação da Assembleia Geral.

Quase no apagar das luzes de 2016, mais precisamente em dezembro, conseguimos vender o terreno do Jardim Petrópolis, pelo preço atual de mercado. Mas, para fazê-lo, consultamos e pedimos avaliações de dois profissionais filiados ao Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Alagoas (Creci/AL).  

A citada venda foi autorizada pela Assembleia Geral da ACDA, no dia 16 de janeiro de 2009, cujo processo foi intensificado pela gestão atual, em reunião realizada no 02 de novembro de 2013. A venda foi consolidada, precisamente, no último dia 21 de dezembro de 2016, pelo valor de R$325.000,00 (Trezentos e vinte e cinco mil reais) e o novo proprietário do terreno é o senhor Kleber da Silva Maranhão, residente em Maceió, Alagoas. 

A diretoria ACDA já havia decidido que o dinheiro da mencionada venda será investido, exclusivamente, na compra de imóveis, que possam ser alugados e garantam rentabilidade e a manutenção da nossa associação. 

Consta em ata de reunião de diretoria, realizada em 02 de novembro de 2013, que a rescisão do contrato de trabalho do empregado José Ronaldo Alves Gerônimo da Silva,  29 anos de serviços prestados a ACDA, completados em 06 de novembro de 2016, deveria ser indenizado pela ACDA na forma da Lei Trabalhista. 

O processo rescisório do referido empregado foi elaborado pela contadora Maria da Silva Fausto, que presta serviços à nossa entidade, e foi pago, impreterivelmente, no início de janeiro de 2017, cuja homologação foi programada e realizada no Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Estado de Alagoas (Senalba/AL). 

O nosso saldo em banco, no final do ano passado, era menor do que R$7.000,00. Tínhamos que pagar, em dezembro, férias do empregado José Ronaldo, 13º dele e da contadora Maria da Silva Fausto. Restava-nos, ainda, o pagamento de dezembro da contadora. É importante lembrar, também, que, por medida de contenção de despesas, fomos obrigados a dispensar a auxiliar administrativa. 

E, diante desse quadro, foi impossível realizar a tradicional confraternização de final de ano da ACDA, uma vez que não tínhamos condição financeira. O mais importante é que findamos o exercício de 2016 sem nenhum débito e com todas contas quitadas para um novo exercício. 

Não poderíamos fechar este relatório sem externar o nosso  agradecimento aos companheiros de diretoria, conselheiros fiscais, associados, colaboradores, prestadores de serviços, funcionários e aos amigos que deram suas contribuições para o êxito alcançado em nossa gestão durante o ano de 2016. Conclamamos a todos para continuarmos em 2017 servindo a nossa querida ACDA. A missão não é fácil, mas é nobre! 

É o relatório!


primeira página | voltar | cometários | imprima esta notícia

Deixe seu comentário.

Aguardando o seu comentário...

17/11/2017

GALERIA

LINKS

OFERECIMENTO






ACDA - Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas
2017 © Todos os direitos reservados