CONGRESSO DA ABRACE E CULINÁRIA ALAGOANA: COMBINAÇÃO PERFEITA
por Ascom em 7/8/2015
Foto: Site cultura e viagem

Aqueles que participarem do “41º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos”, em Maceió, vão ter a oportunidade de degustar, durante os horários de refeição do evento ou nas horas de folga, em algum dos muitos restaurantes da orla marítima da cidade; uma gama enorme de pratos da culinária alagoana. Toda essa variedade vem da mistura de culturas dos povos que contribuíram para formar a população de Alagoas, entre eles portugueses, holandeses, franceses, indígenas e africanos. Cada um trouxe um pouco dos gostos e sabores da terra natal.

Não é por acaso que Alagoas possui uma gastronomia rica e variada, elogiada por muitos visitantes que puderam provar alguns de seus pratos típicos. Por causa das 17 lagoas que deram nome ao Estado, do rio São Francisco, da costa marítima, além do sertão, agreste e zona da mata; existem vários ingredientes, como o coco e as frutas, que enriquecem e diversificam o sabor dos pratos alagoanos. Pelo fato de se localizar no litoral, pratos que incluem peixes, camarões, lagostas, caranguejos e outros frutos do mar são muito comuns. Conheça alguns pratos característicos da culinária alagoana.


SURURU DE CAPOTE

Esse é um dos pratos típicos da região litorânea de Alagoas. Os frutos do mar são um dos ingredientes mais usados na cozinha alagoana e a receita de sururu de capote é como uma marca da gastronomia local. Nessa receita, o sururu é servido ainda na casca, porém há outros pratos feitos com esse crustáceo, como o sururu ensopado e a fritada de sururu.

SIRI MOLE AO CÔCO

Esse prato leva dois dos grandes ingredientes da culinária local: o siri, que é um fruto do mar, e o coco, presente em quase todo o Estado. A receita leva muitos legumes e normalmente é acompanhada de uma farofa.

PITUZADA

O pitu é um tipo de lagostim de água doce, também conhecido como “camarão-d’água-doce”. Nessa receita, além do pitu, também é usado leite de coco, o que reforça a importância desse ingrediente para a culinária alagoana. Normalmente, se faz um pirão com o caldo da pituzada como acompanhamento.

UMBUZADA SERTANEJA

Esse delicioso doce da fruta umbu, também conhecida em algumas partes do Nordeste como “imbu” (que dá origem à “imbuzada”, outro nome do prato), é uma iguaria típica da região sertaneja de Alagoas. A fruta é escaldada em água fervente e misturada com leite e açúcar. Uma comida típica do café da manhã, mas que pode ser servida como sobremesa depois do almoço.

BATATA-DOCE COM LEITE DE COCO

Mais uma vez o coco está presente na cozinha de Alagoas mostrando sua versatilidade, não só nos pratos principais, mas também na produção dos doces. Apesar de sua origem tailandesa, essa sobremesa já se tornou parte da gastronomia alagoana.

primeira página | voltar | cometários | imprima esta notícia

Deixe seu comentário.

Aguardando o seu comentário...

20/11/2017

GALERIA

LINKS

OFERECIMENTO






ACDA - Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas
2017 © Todos os direitos reservados