MARECHAL DEODORO: UM PARAÍSO PERTO DE MACEIÓ
por Ascom em 3/8/2015
Lagoa Manguaba - Créditos: Google

Os privilegiados que vierem participar do “41º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos”, em Maceió, terão inúmeras opções de conhecer os locais paradisíacos em torno da Capital de Alagoas. A histórica cidade de Marechal Deodoro é um exemplo.

Localizado dentro da Região Metropolitana de Maceió, o município possui um patrimônio histórico invejável, com um casario colonial e igrejas de rara beleza. Parte desse acervo está passando por uma fase de restauração que vai trazer de volta o resplendor do passado, sobretudo as peças revestidas com folhas de ouro.

Com cerca de 42 mil habitantes, Marechal Deodoro não tem esse nome à toa. Foi aqui que nasceu o proclamador da República Brasileira, Deodoro da Fonseca, de tradicional família militar. Como se não bastasse, ainda é banhado pela belíssima lagoa Manguaba, a terceira maior do Brasil, com 42 km². Ela faz parte de um complexo que reúne ainda a lagoa Mundaú (que banha Maceió), com 27 km² e se completa com uma intrincada rede de canais com mais 12 km², recortados por dezenas de ilhas lacustres de uma beleza esfuziante.

Se você acha que Marechal Deodoro é só isso está enganado. Do outro lado do município fica um dos pedaços mais belos da costa brasileira: a Praia do Francês, com águas que variam do azul turquesa ao verde marinho. O lugar é um dos mais badalados balneários do Nordeste, com uma variada infraestrutura de pousadas, hotéis, restaurante e bares de praia. Sem falar na possibilidade de praticar variados espores náuticos.

HISTÓRIA

Fundada em 05 de agosto de 1591, com a denominação de sesmaria de “Santa Madalena do Sumaúma”, foi doada ao fidalgo Diogo de Melo Castro com limites que chegavam até a praia de Pajuçara, em Maceió. Em 12 de abril de 1636, passou a ser denominada de vila de “Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul”. Em 16 de setembro de 1817, passou a ser a capital da Província das Alagoas. Em 08 de março de 1823, foi elevada à cidade. O município foi criado em 09 de novembro de 1939, com a denominação de Marechal Deodoro, em homenagem a Deodoro da Fonseca, alagoano que se tornou o primeiro Presidente da República do Brasil. Em 16 de setembro de 2006, foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional, em virtude do seu passado, de seu rico acervo histórico e de ter sido o berço de um personagem ilustre da história brasileira.

APOIO

Marechal Deodoro é administrada pelo radialista Cristiano Matheus, um dos membros da Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas- ACDA. A prefeitura da cidade é uma das parceiras do “41º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos”. Vale a pena visitar esse diferenciado cartão postal de Alagoas e usufruir de seus atrativos únicos.

primeira página | voltar | cometários | imprima esta notícia

Deixe seu comentário.

Aguardando o seu comentário...

21/11/2017

GALERIA

LINKS

OFERECIMENTO






ACDA - Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas
2017 © Todos os direitos reservados