Entrevista com o cronista - Waldemir Rodrigues
por Assessoria em 25/11/2013
O site da ACDA na semana passada entrevistou o comentarista esportivo da JovemPan Maceió, Marlon Araújo.

O entrevistado dessa semana é o comentarista e coordenador do "Timaço da Gazeta", Waldemir Rodrigues.

Confira a entrevista


- Como foi que surgiu a primeira oportunidade para exercer de fato o jornalismo ?

Eu diria que foram dois momentos distintos. Quando efetivamente entrei no rádio como plantão esportivo, em 1º de novembro de 1970; e quando passei a redator da rádio e do jornal Gazeta de Alagoas em julho de 1971, ocupando vagas deixadas pelo locutor Edson Mauro, que se transferira para a Rádio Globo.


- Sempre atuou na área esportiva? Nunca trabalhou com “geral” ou comentários de política?

Prá dizer a verdade, não há área no rádio em que não tenha atuado. Na área esportiva, fui plantão, repórter, narrador, comentarista; no geral, fiz programa de jornalismo em diversas emissoras. Em jornal, já atuei em esportes mas também cheguei às páginas de geral, até mesmo editando um semanário.


- Quais os programas de rádio que já fez, ou participou, que mais lhe agradou e que vem sempre a memória?

Vamos lá: Todas as resenhas esportivas de todas as emissoras em que trabalhei; e o Ministério do Povo, que apresentei em diversas oportunidades, tendo saído do comando recentemente depois de mais de oito anos ininterruptos.


- Quando e como surgiu esse 'atributo' de lhe chamarem de “chefe”?

Não sei se o atributo é de nascença, mas mesmo garoto eu era sempre o líder que criava os times, organizava competições, coisas assim. No rádio, veio rápido. Com dois anos de atuação, já era "chefe" de uma equipe que contava com profissionais quase todos com dez anos de experiência acima da minha. Acho que porque nunca me limitei apenas ao que me competia, sempre procurava ajudar os outros a melhorar. De qualquer forma, prefiro que os que trabalharam comigo digam porque tenho (?) o atributo.

- O que gostaria de fazer no Rádio, e que ainda não fez?

Nada. Entendo que já fiz tudo. Mas, me incomoda estar no ar pelo rádio apenas na área esportiva. Quem sabe volto a fazer logo um programa jornalístico geral. Aceito propostas (rsrsrs).

- O Rádio AM tem “prazo de validade?” Vai acabar?

De vez em quando alguém espalha essa besteira. Pelo contrário, a internet universalizou o rádio. E até as FMs de hoje já estão mais com cara de AM, que oferece mais atrativo do que música nem sempre de boa qualidade.
Ainda mais agora que todas serão transmitidas também na faixa de FM. A diferença de qualidade que existia vai desaparecer.

- O que te dá mais prazer: fazer Rádio ou TV?

Me deixa permanecer em dúvida. É injusto comparar. Estou no rádio há 43 anos. Na TV sou ainda um novato. Mas, gosto dos dois.

- Como ocorreu sua chegada a rádio Gazeta ?

Vou falar sobre a mais recente chegada: para o esporte foi com o retorno do TIMAÇO depois de muitos anos inativo. A equipe foi reaberta com o comando de Augusto César em 1992 e vim como comentarista esportivo. Para o Ministério do Povo na nova fase foi em 2005.


- Como é comandar a equipe esportiva da rádio gazeta?

Tarefa tão gratificante quanto o peso da responsabilidade. Tudo que se faz por aqui tem um peso maior. Somos o alvo principal até mesmo de pessoas que carregam inveja e ódio no coração. Ainda bem que são tão poucas que ficam abafadas pelo grande número daquelas que entendem o trabalho realizado por profissionais dedicados, responsáveis e, principalmente, felizes. Isto nos interessa. Defendemos essa felicidade. E todos dela compartilham juntos, gratificados pelo reconhecimento e sabedores de que atuar na vanguarda não é fácil, mas possível de fazer.

- Deixe uma mensagem para os leitores do site da acda.

Que possam extrair detalhes positivos do que respondi aqui. Que acompanhem o trabalho do blogueiro e de sua turma, interessados em levar para o leitor o melhor que podem. E que todos, sem exceção, possam saber discernir muito bem os que querem o melhor e os que ajudam a destruir. Abraços

primeira página | voltar | cometários | imprima esta notícia

Deixe seu comentário.

Aguardando o seu comentário...

20/11/2017

GALERIA

LINKS

OFERECIMENTO






ACDA - Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas
2017 © Todos os direitos reservados