ACDA - Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas

Data da impressão: Domingo, 21 de julho de 2019
Horário da impressão: 14:2
Imprimir Novamente
Membro do Conselho Fiscal da ACDA é homenageado em premiação dos melhores do Campeonato Alagoano
A cerimônia de premiação dos melhores do Campeonato Alagoano de futebol, realizada, nesta segunda-feira, à noite, no Teatro Gustavo Leite, no bairro de Jaraguá, em Maceió, contou com a presença da imprensa, jogadores, treinadores, dirigentes dos clubes e da Federação Alagoana de Futebol (FAF). O momento também serviu para homenagear a Walmari Vilela dos Santos – Membro Titular do Conselho Fiscal da Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas (ACDA), um dos personagens do livro Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro, integrante do Timaço da 98.3 e apresentador do Programa Bola Quente.

Em entrevista ao portal Gazetaweb.com, ele disse que "Isso aqui é apenas gratidão que tenho pelo rádio, eu não seria tão conhecido e não chegaria aonde cheguei, foi muita coisa de lá pra cá. O ápice do homem na imprensa esportiva é a Copa do Mundo, uma já é muita coisa e eu estive em quatro delas", garantiu Vilela. 

Histórico – Walmari nasceu em 25 de outubro de 1945, na cidade de Coruripe, litoral sul de Alagoas, distante 90 km de Maceió. Estudou o Ensino Fundamental (antigo primário e ginásio) em sua terra natal e cursou o Ensino Médio (o popular científico), em Maceió, cidade onde reside desde 1966. Em dezembro de 1979 concluiu o curso de Direito no Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) – hoje Centro Universitário Cesmac.

Dedicou-se a carreira de delegado de polícia, mas nunca abandonou a sua paixão: o rádio. Jornalista e radialista, Walmari atua no rádio esportivo desde a década de 1970, quando iniciou na antiga Rádio Palmares AM. Em seguida, atuou nas rádios Difusora AM, Progresso AM, Gazeta AM, Rádio Jornal AM, Rádio CBN, Rádio Correio AM e agora 98,3 FM.

Em sua bagagem traz as coberturas de eventos esportivos como, por exemplo, as Copas Américas de 1991 (Chile), 1993 (Equador), 1995 (Uruguai), 1997 (Bolívia), 1999 (Paraguai) e 2011 (Argentina). Além disso, ele trabalhou na transmissão das Copas do Mundo de 1986 (México), 1994 (EUA), 1998 (França) e 2006 (Alemanha). No Brasil, a atuação de Walmari no rádio está direcionada, prioritariamente, ao campeonato estadual e nacional. 



Autor: Ascom/ACDA com informações do livro Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro